domingo, 23 de outubro de 2011

20º dia de viagem - dia 23 domingo

As 5:45hs toca o telefone, serviço de despertar do hotel em Presidente Prudente, arrumo as coisas nos baús da moto (como tem coisa para arrumar) as 6:30hs pego a estrada amanhecendo o dia; serão quase 1.000km até Brasília, eu que só tinha pego 20km de chuva até aqui(em quase 9.000km), demorou apenas duas horas para o temporal começar em São do Rio Preto já na BR 153;  nem precisava chover porque já estava de alma lavada pela viagem. Fiquei em dúvida entre ir por Uberlândia ou por Goiânia, a melhor opção talvez fosse por Goiânia, pista dupla e tal, só que semanalmente pego esta estrada e então optei por Uberlândia, as obras continuam então todo cuidado é pouco. Estava indo tudo muito bem, entrei na BR 040 por Cristalina e cheguei em Luziânia;  como é difícil este trajeto até Brasília, principalmente na altura de Valparaíso, é bebum, atravessando a pista, carro velho andando a 20km por hora, ônibus, caminhão, acho que me estressei mais nestes 30km do que na viagem inteira mas as 17hs estava em casa, e como é bom chegar em casa.
Ficaram agora somente na lembrança e nas fotos a viagem maravilhosa que fiz, tantos lugares, tantas pessoas diferentes, como diria o rei: são tantas emoções, emoções que senti ao conhecer Mendoza e Santiago com a Fatinha ao meu lado, ao atravessar as cordilheiras dos andes, ao ver o pacífico pela primeira vez e de ter sua companhia por quase 1.000km até Chañaral,  ao conhecer San Pedro do Atacama, que nos leva  a um passado de uma vila antiga com suas ruas estreitas e de terra batida com uma igrejinha na praça, emoções de conhecer os gêiseres del tatio, as lagunas e tantas coisas mais; sem dúvida tudo isto ficará quardado em minha alma como uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida independente do que ainda tenha por vir.
Saída de Presidente Prudente: 26.565km

Quilometragem da chegada

Foram 9.865km rodados.

19º dia de viagem - sábado dia 22

As 7:30hs estava tomando café no hotel, uma noite mal dormida porque meu quarto ficava de frente para uma rua movimentada, tudo bem, não acertamos sempre. Precisava trocar o óleo e o filtro da Vstron e as 8hs já estava ajudando o pessoal da concessionária abrir a loja rsrsrsrsrs, 9hs, serviço pronto, peguei a moto e fui direto para a divisa Brasil/Paraguai, manhã de sábado e Ciudad del leste cheia de gente, a Gabi e a Fatinha tinha me enviado por e-mail umas encomendas, e fui direto nas lojas que sabia que encontraria, Monalisa e Casa China, então fiz as compras, fui para a receita e paguei os impostos(sou um mané) tenho medo e vergonha de ser repreendido por estar fora da legislação, então prefiro menos dinheiro na conta do que isto, cheguei no hotel as 13hs, a idéia era ficar este dia descansando mas peguei o GPS vi a quilometragem até Brasília, um pouco menos de 1600km, pensei: ando uns 600km hoje e amanhã(domingo) dia de reunião das famílias estou em casa, acertei a conta, baús na moto e eu na estrada, pensei em dormir em Londrina, mas estava obedecendo o GPS que me fez pegar a Rodovia Assis Chatoaubriand e que me levou até Presidente Prudente, quando entrei nesta rodovia por Maringá, gostei do que vi, uma rodovia com bom piso que passava entre fazendas de gado com pasto verde, um visual bem bucólico, cheguei a Presidente Prudente antes de anoitecer e menos de 1.000km para rodar no domingo.
Saída de Foz do Iguaçu: 25.995km
Chegada em Presidente Prudente: 26.565km
Total do dia: 570km
Acumulado de Brasília: 8.896km

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

18º dia de viagem - dia 20 sexta feira

Dormi muito bem, como se estivesse em casa, as 7:30hs já estava tomando o café da manhã, totalmente descansado peguei  novamente a ruta 16, eram apenas 920km para rodar até Foz do Iguaçu, meu único receio era a polícia caminera, não tem nada pior do que ser parado por estes bandidos e ser extorquido sem nenhum motivo, então meu pensamento era andar na velocidade da ruta, e seguir totalmente as leis de trânsito, obedecendo as faixas contínuas de ultrapassagem e tudo mais, mesmo assim a gente sabe que não adianta muito,mas minha consciência estaria mais tranquila e assim o fiz.
Quando sai de Santiago  e a Fatinha retornou para Brasília com boa parte da bagagem comprei um galão de cinco litros de gasolina e coloquei no baú lateral da Vstron, achei que não iria usá-lo mas a 100 km de Posadas na cidade de Ituzaingo, município de Corrientes, parei em um posto na ruta 12, YPS e estava sem gasolina ou nafta como eles dizem, já havia rodado uns 220km, o frentista me indicou 2 postos dentro da cidade um petrobrás e um outro YPS, e nenhum dos dois tinham gasolina, então usei o galão reserva, sorte porque a gasolina só iria chegar no sábado,  e eu só estaria em Foz também no sábado. Segui meu caminho cada vez mais próximo do Brasil e em todo este tempo desde que saí de casa no dia 3 ainda não havia sido parado por nenhuma barreira policial e eu gostaria que continuasse assim e assim cheguei na aduada argentina em Puerto Iguaçu, passei pelo Brasil até Santana do Livramento, pelo Uruguai de Rivera a Colônia, na Argentina de Buenos Aires a Mendoza e de Mendoza a Santiago no Chile,  de Santiago a San Pedro, novamente na Argentina até Puerto Iguaçu e não fui parado uma vez sequer pela polícia, um alívio. Assim que cheguei na aduana Argentina foi  fácil e rápido os trâmites,  devia ter uns 20 boxes e todos funcionando, não gastei mais do que 3 minutos, mas na do Brasil eram 8 boxes e só três funcionavam, peguei uma fila de uns 30 minutos, mas saí feliz de ver a placa "bem vindo ao Brasil",  cheguei em Foz e peguei o primeiro hotel que vi e aqui estou contando a história, amanhã trocarei o óleo da Vstron de manhã e vou comprar alguns badulaques no Paraguai e seguir viagem no domingo dia 23 de volta a Brasília.
Saída de Pampa Del Guanaco: 25.017km

Em Ituzaingo

Por do sol em Puerto Iguaçu

Chegando em Puerto Iguaçu

Felicidade em voltar ao nosso país

Na aduana Brasileira, empurrando a moto

17º dia de viagem - dia 20 quinta feira

Às 7:15hs estava na aduana chilena em San Pedro, quando cheguei já estavam na fila uns 10 motoristas de carretas estacionadas no pátio da aduana, depois de uns 10 minutos meus novos amigos Cristiano e Mariana chegaram também, estava muito frio, aguardamos até 8hs quando os funcionários abriram as portas, o processo de carimbar o passaporte de saída do chile e de entrega do documento da moto foram rápidos, as 8:30hs já estava saindo de San Pedro, a divisa com a Argentina fica a 160km de distância, já descendo a codilheira dos andes lado norte. Comecei a subir a cordilheira e quanto mais subia mas o frio aumentava, foi gelando tudo, dos pés aos dedos da mãos, lugar lindo de se ver mas eu só queria sair dali e rápido, quando se sobe a cordilheira quanto mais altitude mais frio, vi algumas ilhamas, pensei em tirar umas fotos, mas meus dedos estavam congelados e sequer conseguiria abrir o ziper da pochete onde estava a máquina, então acelerei o quanto pude, e comecei a descer e sentir novamente o sangue circular pelos dedos, chegamos na aduana argentina, encontrei novamente o Cristiano e a Mariana com os mesmos sintomas do frio, não tinha ninguém na aduana fomos rapidamente atendidos e despachados, fiquei só pensando nos caracoles, e então depois de alguns quilometros começavam, curvas fechadas e muito cuidado para pilotar, nas curvas mais apertadas, os caminhões passavam pelos cascalhos e os levavam para a pista, era comum encontrar pedras nas curvas, então todo cuidado era pouco, mas passei pelo percurso com mais admiração do que com receio. Abateci a moto praticamente na divisa e só fui reabastecer em São Salvador de Jujuy a 315 km, a Vstron chegou na reserva da reserva, mas chegou.
O GPS: até neste momento o GPS tinha sito perfeito mas neste momento ele passava uma quilometragem até Puerto Iguaçu inconsistente, sempre uns 500 km a mais do que eu sabia que seria, antes de sair de viagem eu entrei no google maps e imprimi os mapas então mesmo com o GPS inconsistente eu sabia por onde ir, então peguei a Ruta 34 e no instante de pegar a 16 após Salta, via JoaquinV.Gonzales ele indicava que deveria continuar na 34, virei a esquerda na ruta 16 e alguns minutos após ele refez os cálculos e se acertou. Cheguei a Joaquin Gonzales, muito cedo, umas 17hs e o sol forte, eu havia planejado fazer San Pedro a Foz em 3 dias mas percebi que seria plenamente possível fazer em dois, Em Joaquin Gonzales fiquei uns 20 minutos na fila esperando o abastecimento, então segui para Monte Quemado, cheguei as 19hs, abasteci e perguntei ao frentista a próxima cidade, era Pampa Del Guanaco, 110 km, devia ser umas 19hs mas o sol ainda brilhava então resolvi seguir viagem e adiantar um pouco mais, uns 50 km adiante o sol se pôs e escureceu, aí eu percebi que estava de viseira escura, ficou muito ruim para pilotar,  mas a pista neste trecho da ruta 16 estava nova e com pintura também na mesma situação, cheguei em Pampa Del Guanaco já a noite, abasteci e perguntei ao frentista se tinha um hotel e ele me indicou a três quadras da entrada da cidade, estava cansado e com fome. Quando cheguei no local indicado, vi um restaurante, mesas do lado de fora, entrei e fui super bem atendido, tudo muito simples, mas neste momento era tudo que queria, um quarto e uma boa refeição, jantei e fui para o lado de fora sentei em uma mesinha, tomei 3 kilmes enquanto a criançada se divertia subindo e tirando fotos na Vstron, um final de dia perfeito.
Saída de San Pedro de Atacama: 23.998km
Chegada em Pampa del Guanaco: 25.017km
Total do dia: 1.019km
Acumulado de Brasília: 7.348km

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

16º dia de viagem - dia 19 quarta feira

Passeio às lagunas altiplánicas, salar de atacama e cidade de Toconao
Saimos as 8hs da San Pedro e andamos uns 140km até as Lagunas Altiplánicas,  passamos antes no Salar de Atacama, não precisaria dizer nada porque as fotos já dizem, lugares fantásticos, que vai além da nossa imaginação, é indescritível com palavras.
Hoje foi meu último dia em San Pedro, amanhã pela manhã começo a viagem de volta, uma coisa diferente aqui nesta região é que a aduana do Chile é aqui em San Pedro, mas a divisa com a Argentina onde passarei fica a 160km, então eu pensei, vou até a aduana para ver se posso dar saída hoje e amanhã saio cedo, tipo 6hs, fiz isto, cheguei na aduana o fiscal me recebeu no meio da rua, pois não ele disse, falei uma boa tarde em "portunhol" e ele me disse: pode falar português porque morei 30 anos no Brasil, pensei ôpa, as coisas ficaram mais fáceis, perguntei então se podia dar saída no passaporte hoje e seguir amanhã e ele disse que não, e que deveria voltar amanhã, perguntei então se não tinha um jeitinho Brasileiro e ele disse rindo que no Chile não. Então amanhã saio as 8hs, horário que abre a aduana.